A marca Cerâmica-Ana Sobral surgiu nos anos 90 pelas mãos da ceramista Ana Sobral.
A sua paixão pela cerâmica levou-a a frequentar várias formações na área. Iniciou a sua formação na Escola de Artes Visuais António Arroio no curso técnico profissional de Cerâmica. Entre os vários cursos de especialização que frequentou, destaca-se o curso de Olaria de Roda no CENCAL, Caldas da Rainha.
Actualmente trabalha no seu atelier elaborando peças únicas tanto utilitárias como decorativas, utilizando várias matérias-primas, mas dando maior destaque ao grés. Paralelamente é formadora de cerâmica em várias entidades.
Após participar numa formação realizada pelo CEARTE, de serigrafia manual, associou-se ao projecto S.tile-Serigrafia Manual. Este projecto surgiu com a junção de vários artesãos onde o mote é a preservação do Azulejo Português.
A sua actividade como ceramista conta com o reconhecimento de prémios atribuídos por várias entidades, participou em várias mostras de artesanato, dentro e fora do país.
Descrição da Oficina
– Breve introdução à cerâmica; – Pastas Cerâmica; – Equipamento Base (bola, escavar, lastra e rolinhos); – Execução de exercícios; – Execução de projectos pessoais; – Noção de secagem e cozedura (chacota e vidrados) das peças.
Materiais necessários
O aluno deverá trazer, um avental ou bata, trapos e sacos de plástico para embrulhar os seus trabalhos, uma pequena toalha turca e uma caixa de cartão (tipo cx sapatos). Terá uma prateleira para aguardar os seus materiais.
A mensalidade paga pelo aluno não inclui o barro nem a cozedura das peças. São pagos à parte e na secretaria da Associação. A tabela de preços pode ser consultada na secretaria.
(O aluno não é obrigado a comprar nem a cozer o barro na Associação).
Mensalidade
4 aulas de 2 horas por mês
Horário normal (entre as 10h e as 18h) – 52€
Observações
A menos que trabalhe com o seu próprio material, o aluno deverá contribuir mensalmente com 1.50€ que será destinado á renovação dos materiais que se vão desgastando com o tempo e á aquisição de vidrados, permitindo assim uma maior variedade de cores.
Em caso de desistência, o aluno tem um prazo máximo de 60 dias para levantar o seu material (barro, peças, aventais, etc…) findo o qual perderá o direito a ele.
Inscrição
As inscrições estão abertas durante todo o ano, mas são sujeitas a confirmação, contacte-nos e inicie em breve a sua formação.